.

Galerias de fotos


Nosso trabalho em imagens

Notícias

Voltar para notícias
De 29/05/2015

Conferência: Construção civil debateu a sustentabilidade

Conferência de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe

Empresários e profissionais da indústria da construção estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de maio para a Conferência de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe, realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon/SE). Em sua primeira edição, o evento teve por objetivo fomentar uma discussão sobre a sustentabilidade no setor, com informações sobre os melhores produtos e serviços que promovam a adoção de práticas de construção sustentável nas obras.

De acordo com o presidente do Sinduscon/SE, Tarcísio Teixeira, os problemas ambientais envolvem a todos e é preciso agir com maturidade, através de estudo, pesquisa e aprofundamento da discussão. “Somente o conhecimento e o diálogo serão capazes de nos conduzir a um futuro seguro”, destaca.

 
Além de caracterizar uma atitude de responsabilidade ambiental, é inegável que os investimentos em ações para a construção sustentável demonstrem diversos benefícios para as empresas. Entre eles: redução dos custos de produção, melhoria no desempenho ambiental dos empreendimentos, aumento da competitividade, desenvolvimento tecnológico, melhoria da imagem e do relacionamento com o cliente, geração de empregos sustentáveis e contribuição para a conscientização da sociedade como um todo sobre a questão ambiental.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Mattos, que prestigiou o evento, considera de grande relevância a realização da Conferência de Sustentabilidade na Construção Civil em Sergipe. “Dada esta preocupação em conscientizar as empresas com soluções para os problemas ambientais, eu me emociono e vejo, mais para a frente, algo concreto. Fico feliz por participar desta iniciativa”, salienta o secretário.

 

PROGRAMAÇÃO
O conteúdo programático da conferência envolveu discussões sobre energia renovável, construção e materiais sustentáveis, além de licenciamento ambiental. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC), Nilson Sarti, abriu o evento e compartilhou contribuições e oportunidades do setor da construção civil para o meio ambiente. Uma de suas abordagens foi a experiência de sucesso proposta pela Ademi/BA à prefeitura de Salvador: o IPTU Verde. “Esse é um programa de Certificação Sustentável instituído em Salvador, que beneficia empreendimentos que adotam ações e práticas de sustentabilidade”, destaca Nilson Sarti.


 

Outros palestrantes reforçaram o conteúdo da Conferência, como Romeu Boto, coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do IBAMA e responsável pelo Tema Licenciamento Ambiental; o gerente financeiro da Energia Pura, Marcelo Silva, que abordou oportunidades de energias renováveis; e o italiano Marco Quattrone, pesquisador-representante do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que apresentou inovações no processo de produção utilizando materiais sustentáveis.

SINDUSCON/SE, em 14/05/2015



Veja também

Bovespa fecha em queda com investidores vendendo ações

Ibovespa caiu 2,35%, a 53.032 pontos. Investidores aproveitaram alta dos últimos dias para embolsar lucros.

Ver todas as notícias





FIX Construções e Serviços LTDA
Fonte 79 3231.5101
Rua N. S. de Fatima, 15
José Conrado de Araújo - Aracaju/SE